Novas formas de visualizar o blog:

Vídeo não pode ser exibido.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Ítalo-descendentes poderão pagar imposto à Itália.



Cittadinanza
Quinta-feira, 21 de novembro de 2013, 12h33

Longo anuncia em Brasília que apresentará projeto que institui o "imposto anual da cidadania" a todos os ítalo-descendentes reconhecidos

© Desiderio Peron – Insieme 
O senador Fausto Longo (Foto Desiderio Peron / Insieme)
CURITIBA – PR – Detentores de passaporte ou não, mas que tenham a cidadania italiana por direito de sangue formalmente já reconhecida poderão vir a pagar um imposto anual para a Itália, segundo proposta em formulação pelo senador Fausto Longo, eleito pela área da América do Sul da Circunscrição Eleitoral do Exterior para o Parlamento Italiano (29.077 votos; 24.152 dos quais no Brasil). Atualmente, no Brasil, são cerca de 300 mil nesta situação.
Longo não acha justo que os italianos da Península tenham que "sustentar a burocracia dos meus direitos aqui no Brasil, sem que eu contribua com nada". Para ele, a cidadania é uma "via de duas mãos", segundo disse durante a reunião do "Sistema Itália", na sede da Embaixada da Itália, em Brasília, dia 12 último.
"Vou apresentar um projeto de lei – já conversei com o meu partido e ele topou - que vai criar um imposto. É cidadão? Paga imposto na Itália, anualmente, mesmo que esteja fora", anunciou o senador na reunião de Brasília. "A idéia do Fabio (deputado Fabio Porta – NR) de a gente pagar alguma coisa por isso eu ainda acho pequena", enfatizou o senador.
Procurado pela redação de Insieme, o deputado Fabio Porta, que não participou do encontro na Embaixada, mas que elegeu-se na mesma chapa com Longo, diz não conhecer a proposta do senador. "Me falaram que ele comentou algo a respeito em Brasília, talvez falando "a braccio" (de forma improvisada – NR); quando conhecer bem a proposta posso falar a respeito". Entretanto, Porta acrescentou que os italianos já pagam muitos impostos na Itália e no exterior e que, entre Itália e Brasil, existe até um acordo contra a dupla tributação (que, inclusive, não está sendo aplicado de forma correta). "Minha proposta – disse Fabio – é diferente, tem uma lógica e - principalmente - tem como consequência direta a solução da "fila da cidadania" e, como consequência indireta, a demonstração do fato que quanto maior é a comunidade de origem italiana em um País, tanto maior é o benefício (direito e indireto) para a própria Italia. Não é uma taxa, nem um imposto... minha ideia não tem nada a ver com uma "imposição fiscal".
Conforme o deputado Fabio Porta disse também em outras oportunidades, sua proposta encerra a idéia de uma contribuição "una tantum", igual àquela que na Itália existe a favor do "Ministero dell'Interno" no caso de cidadania 'ius matrimoni'. Também neste caso, o valor seria revertido a favor da administração competente (no nosso caso, o Consulado) para melhorar o atendimento, contratar funcionários para a "força tarefa" e conseguir, como 'contrapartida', a finalização dos processos em poucos meses e não mais em muitos anos", como ocorre atualmente. "Desta maneira – conclui Porta -, finalmente, o MAE e a Itália vão entender que a cidadania 'ius sanguinis' trará mais benefícios e vantagens que problemas e dificuldades ao Estado italiano; e os italianos no exterior, enfim, serão considerados, como é justo que seja, italianos de "Série A".
alt
Clique aqui para ouvir a explicação do projeto feita pelo senador Longo
A PROPOSTA DE LONGO – Para entender melhor a proposta do senador Longo, é preciso acompanhar seu raciocínio exposto durante a reunião de Brasília, em gravação que a redação de Insieme teve acesso e cujo conteúdo parcial aqui reproduzimos: "Na Constituição italiana não tem uma linha que fale que para ser italiano precisa falar italiano. Nem para ser candidato, nem nada. Porque o povo italiano é um povo global e que conseguiu se miscigenar em todos os países onde esteve presente de forma a praticamente se transformar naquele povo.
Aliás, mesmo nós, que nos dizemos italianos, o que nos define como italianos?
Nós somos uma raça? Não somos. Raça... existem os brancos, negros, amarelos e vermelhos. Nós somos uma etnia? Mal e mal! Por quê? Porque a Península foi, na verdade, uma verdadeira festa étcnica, formada por "n" povos que por ali passaram e festejaram... escrava com soldado, soldado com prisioneiro, prisioneiro com invasor... enfim, é uma verdadeira salada. É uma Arca de Noé aquilo.
O conselheiro Walter Petruzziello, do CGIE - Consiglio Generale degli Italiani all'Estero é contra o projeto
Então a gente não pode falar que transmite italianidade. Na verdade, o que nos amarra, o que pode nos unir como povo, esse sentimento de ser um só povo, que, aliás, tem que ser construído porque não é real – um italiano não se reconhece na rua como um japonês, um sírio-libanês, como um judeu - o que nos faz termos essa possibilidade de nos sentirmos um só povo, é exatamente a decisão, vontade cultural, de assumir essa italianidade. Então, celebrar essa... a gente teria que ter o bom senso de mudar um pouquinho o discurso. Inclusive acho que a gente que atua muito forte em São Paulo, no Brasil, é fazer com que as pessoas que querem a cidadania têm que assumir a responsabilidade de, efetivamente, entender que existe uma via de duas mãos.
Quando falo issso... eu não me conformo que um grupo de trabalhadores italianos, lá na Itália, tenha que trabalhar para sustentar a burocracia dos meus direitos aqui no Brasil, sem que eu contribua com nada. Então, a ideia do Fabio de a gente pagar alguma coisa por isso, eu ainda acho pequena. Vou apresentar um projeto de lei – já conversei com o meu partido que topou – que vai criar um imposto. É cidadão? Paga imposto na Itália, anualmente, mesmo que esteja fora. Porque ai, inclusive, a Itália há de perceber que: primeiro, esta comunidade não é uma comunidade de miseráveis que saiu de lá e agora está aqui sem fazer nada. São pessoas que podem, efetivamente, contribuir para essa agenda que a Itália tem: primeiro, a agenda de vencer a crise mundial; segundo, a agenda complicada que a Itália tem para se posicionar de uma forma protagonista dentro da Europa; terceiro, enfrentar esta concorrência extremamente desproporcional dos produtos chineses.
Então nós devemos aqui é pensar como a gente pode desenvolver mecanismos e instrumentos que possam contribuir para que essa Itália, que não é mais territorial, que é uma Itália que não é mais uma Itália (no conceito de nação formada por povo mais território), mas que é um povo espalhado pelo mundo, tenha a dignidade de um ajudar o outro e sentir-se efetivamente um só povo.
É nesse sentido que o meu mandato está voltado. Eu aceito a crítica de lá falar pouco italiano; de aqui falar pouco o italiano. Essa foi a minha história. Tenho 62 anos. Não aprendi, como muita gente aqui, o italiano no berço. Na minha casa era proibido falar o italiano. Por vergonha de a Itália ter-se aliado ao nazismo. Então essa é a história, não minha, mas de muitos e muitos ítalo-descendentes. Então eu não me envergonho, não.
O senador Fausto Longo em entrevista concedida em Curitiba, na véspera da reunião de Brasília
Às vezes, quando as pessoas falam: "o que você faz lá?", eu respondo que estou fazendo muito: são 12 projetos de lei, inclusive esse que reconhece as associações que atuam no exterior, que atuam de verdade – não aquelas entidades picaretas – mas que atuam no exterior e que prestam serviço efetivamente para a comunidade italiana, sejam reconhecidas tais como as associações italianas. O projeto de lei é da minha autoria e está lá. Então são 12 projetos de lei, estou tendo uma participação extremamente com apoio, graças a Deus, dos italianos do Estado de São Paulo, e principalmente dos italianos industriais que atuam na Fiesp. Em cinco anos – se o mandato durar cinco anos, e se não durar também, este é o único mandato meu – entregar o Hospital Italiano, porque eu tenho vergonha de andar pela cidade de SP e ver o Sírio-Libanês, ver o Beneficência Portuguesa, ver o Hospital Israelita, o Japonês, o Hospital Alemão, e a gente não ter ainda... Eu consegui com o prefeito de São Paulo a doação do terreno, e com as empresas da Fiesp a construção do hospital.
Se eu conseguir fazer com que o cidadão ítalo-descendente entenda que cidadania é um exercício, um contrato social entre o indivíduo e o Estado, e que ele tem que pagar por isso, porque é uma via de duas mãos, eu estou contente.
Segundo, se conseguir entregar esse hospital, estou contente.
Terceiro, já estamos conseguindo fazer uma boa relação comercial entre as empresas filiadas à Confindustria - Confederazione Generale dell'Industria Italiana e a Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Semana passada, recebemos 25 empresas da Úmbria, sendo que duas delas – nesses seis meses – já compraram terreno em São Carlos e Araraquara e inauguram mês que vem. Então já estão acontecendo algumas coisas nesse sentido.
Mais de uma vez eu disse que vim aqui "per imparare un po' di quello che non conosco", que é essa atividade relacionada aos consulados. Eu fui um crítico sempre muito duro do consulado, mas hoje eu entendo o seguinte: que a gente tem que, um pouquinho, conscientizar essas pessoas que querem a cidadania para que compreendam um pouco o que é ser cidadão."

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Fwd: Sites de auxilio à pesquisa histórica e genealógica

A pesquisa genealógica online oferece muitas ferramentas para facilitar a busca por antepassados. Abaixo vai uma lista onde será possível pesquisar muitas informações. A lista foi organizada pelo site http://www.asbrap.org.br/

 

 

Arquivo Distrital de Vila Real 

http://www.advrl.org.pt/documentacao/pesquisa_navv2.html

Registros paroquiais e notariais para consulta on-line

 

Arquivo Histórico da Comarca do Rio das Mortes – Minas Gerais

http://www.documenta.ufsj.edu.br/modules/brtbusca/index.php

     Processos criminais, inventários, testamentos, processos cíveis, livros de querela, rol dos culpados, livros variados

 

Arquivo Público do Estado de São Paulo 

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/viver/recenseando.php

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/livros_estrangeiros.php

Inventários e Testamentos; Censos de população; registros da hospedaria dos imigrantes

 

Arquivo Público Mineiro 

http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/

Revista do APM; Censos; Sesmarias

 

Arquivo Regional da Ilha da Madeira

http://www.arquivo-madeira.org/item1.php?lang=0&id_channel=19&id_page=242

O site disponibiliza índice de registros de casamentos e batizados.

 

Biblioteca Nacional

http://www.bn.br/

Neste site, pode-se acessar o catálogo da biblioteca no item "catálogos" ou consultar o acervo digital no link "acervo digital". Este contém on-line livros, manuscritos, imagens e músicas de interesse histórico.

Veja também:

http://memoria.bn.br/hdb/periodicos.aspx

 

Cadastro Nacional de Serventias Públicas e Privadas do Brasil

 http://portal.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/index.html

Site do Ministério da Justiça, contendo endereço, telefone, e-mail  e data de fundação dos cartórios em todo território nacional

 

Cartório 24horas 

http://cartorio24horas.com.br/

Utilizado para solicitar certidões em todos os Cartórios do Brasil

 

Cartórios de Notas de Portugal

http://www.notarios.pt/OrdemNotarios/PT/PrecisoNotario/Antigos+Arquivos/

Neste site da Ordem dos Notários de Portugal consta os endereços dos Cartórios de Notas de Portugal.

 

Cedeplar-FACE-UFMG

http://poplin.cedeplar.ufmg.br/

Censos de Minas Gerais na década de 1830.

 

Centro de Conhecimento dos Açores 

http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/ig/

Registros paroquiais disponíveis para consulta on-line, entre outros

 

Centro da História da Família

http://www.familysearch.org/

Site da Igreja Mórmon para busca de famílias e familiares ao redor do mundo.

http://www.familysearch.org/Eng/Library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=localitysearch&columns=*,180,0

Página de busca da Igreja Mórmon para localização de número de microfilme por lugar e período.

 

Cognomix Italia

http://www.cognomix.it/mappe-dei-cognomi-italiani.php

Digitando um sobrenome italiano, aparecerá no mapa da Itália a região onde existem famílias com aquele sobrenome.

 

Dioceses do Brasil 

http://www.brasilcatolico.com.br/DIOCESES/diocesesgerais.asp

Para aqueles que não tem acesso ao Anuário Católico do Brasil, este link pode ser útil

 

Geneall

http://www.geneall.net/

Site que contém informações genealógicas de várias famílias de Portugal e do Brasil. Faz parte do projeto Geneall, com links para sites de genealogia de outros países.

 

Geneal Italia

http://www.genealitalia.com/index.html

     Registros online

 

Genealogia de Famílias Cearenses 

http://www.familiascearenses.com.br/

Site que divulga e disponibiliza para download diversos livros de genealogia  de Famílias Cearenses desde o início de século XVIII. Contém também para download a obra Nobiliarquia Pernambucana de J.V. Borges da Fonseca.

  

Gens Italia

http://gens.labo.net/it/cognomi/genera.html

Digitando um sobrenome italiano no alto no canto esquerdo, aparecerá no mapa da Itália a região onde existem famílias com aquele sobrenome.

 

Imigrantes Italianos

http://www.imigrantesitalianos.com.br/

Site com diversas informações sobre imigrantes italianos no Brasil.

 

Italian Last Names Maps

http://www.italianames.com/italian-last-names-maps/

Digitando um sobrenome italiano, aparecerá no mapa da Itália a região onde existem famílias com aquele sobrenome.

 

 

JusBrasil

http://www.jusbrasil.com.br/diarios

Pesquisa nos diários oficiais

 

Projeto Compartilhar

http://www.projetocompartilhar.org/

O objetivo deste site é compartilhar dados e informações encontrados ao longo de pesquisas em documentos primários consultados, acrescidos de documentos oferecidos por colaboradores que se dispõem a partilhar com todos a documentação que levantaram.

 

Sistema Brasileiro de Museus

http://www.museus.gov.br/SBM/cnm_conhecaosmuseus.htm

Busca endereços de museus

 

Site eTombo

http://etombo.com/

Registros paroquiais e civis de Portugal.

 

Torre do Tombo

http://digitarq.dgarq.gov.pt/

e

http://ttonline.dgarq.gov.pt/DServe.exe?dsqServer=calm6&dsqApp=Archive&dsqDb=Catalog&dsqCmd=Search.tcl

Página da Torre do Tombo para localizar documentos já disponíveis na rede, em especial mercês e processos do Santo Ofício.

  

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

http://www.tjmg.jus.br/servicos/gj/guia/primeira_instancia/consulta.do?opcConsulta=6&codigoComposto=MG_647

Busca de endereços de fóruns em Minas Gerais

 

Universidade Federal de Juiz de Fora

http://www.scribd.com/doc/7294374/Processos-de-Inventarios-No-Arquivo-Da-UFJF

Indice de Processos de Inventarios  

 

Universidade Federal de Viçosa

http://www.lampeh.ufv.br/acervosmg/

Inventarios em Mariana MG 

 

Universidade do Minho

http://www.ghp.ics.uminho.pt/genealogias.html

Genealogias de Portugal e Açores

 

 




--
Comendador Mauro Demarchi
Twitter: @maurodemarchi @monarquiaja
Membro-Fundador da Academia de Letras do Brasil/SC - Alfredo Wagner

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pesquisador revela a mais extensa árvore genealógica do mundo

Esquema gigantesco liga 13 milhões de pessoas e mostra como os genes influenciam características complexas
Por Claudia Borges em 12/11/2013Você já viu ou até já fez a árvore genealógica da sua família? Essa representação gráfica dos familiares e todos os seus descendentes é utilizada para mostrar as conexões entre indivíduos e também para fins médicos a fim de investigar doenças que podem ser herdadas geneticamente.

No entanto, fazer uma árvore genealógica pode ser um tanto complicado, pois é necessário pegar os dados de parentes distantes e gerações antigas. Agora, imagine reunir em um esquema como esse a conexão de 13 milhões de pessoas? Pois um pesquisador conseguiu esse feito.
Yaniv ErlichFonte da imagem: Reprodução/Nature
Também apelidado de "hacker de genoma", Yaniv Erlich utilizou dados extraídos de sites de genealogia online, construindo o que talvez venha a ser a mais extensa árvore genealógica já montada. O pesquisador e sua equipe agora planejam usar os dados — que incluem parentescos vindos desde o século 15 — para analisar a herança de traços genéticos complexos, tais como a longevidade e a fertilidade.

Processo de estudo

Além de fornecer a "lista de convidados" para o que seria a maior reunião de família do mundo, o trabalho apresentado pelo biólogo computacional na reunião anual da Sociedade Americana de Genética Humana, em Boston, poderia revelar uma nova ferramenta para entender até que ponto os genes contribuem para certas características de família.
As chamadas linhagens (ou pedigree) foram disponibilizadas para outros pesquisadores, mas Erlich e sua equipe do Instituto Whitehead, em Cambridge, Massachusetts, omitiram os nomes dos participantes para proteger a privacidade e cruzaram as suas informações com amostras de bancos de DNA.
Fonte da imagem: Shutterstock
"As estruturas das próprias árvores poderiam fornecer informações interessantes sobre a demografia humana e expansões da população", disse Nancy Cox, uma geneticista da Universidade de Chicago, Illinois, que não estava envolvida no estudo. Ela afirmou ainda que o mais interessante é a possibilidade de que esses dados podem um dia estar relacionados a aspectos médicos.
Além disso, eles também seriam ligados às informações de sequência de DNA à medida que mais pessoas poderiam ter seus genomas sequenciados e depositados em bancos de dados públicos. "Nós realmente só começamos a `raspar a superfície` do que estes tipos de linhagens podem nos dizer", afirmou Nancy.

Ancestralidade e características

As linhagens fornecem pistas sobre a herança genética. Por exemplo, através da comparação de um indivíduo aos seus parentes mais distantes na árvore genealógica, a mudança na frequência de uma determinada característica, como a fertilidade, pode indicar em que medida o traço existe nas suas raízes genéticas.
A árvore também pode fornecer pistas sobre se a característica é controlada por poucos genes que têm grandes efeitos ou por muitos genes que fazem contribuições menores. Porém, como foi dito no início desse artigo, é preciso anos para reunir dados genealógicos.
No passado, os pesquisadores reuniam meticulosamente esses dados a partir de registros da igreja e de voluntários individuais. Erlich e sua equipe decidiram agilizar o processo de coleta de dados avaliando mais de 43 milhões de perfis públicos no site de genealogia geni.com. Os perfis incluíam as datas de nascimento e morte, bem como os locais.
A equipe reuniu os dados em árvores genealógicas que variaram de algumas centenas de indivíduos até 13 milhões de pessoas. Apesar do esforço do pesquisador, ainda não está muito claro como os resultados do estudo serão usados.
Porém, Kári Stefánsson, fundador de uma empresa de estudos genéticos afirmou que esta é uma abordagem incrivelmente poderosa e está confiante de que a análise genealógica vai desempenhar um papel importante em estudos genéticos no futuro.